O Instituto Roma de Minas Gerais inicia o ano de 2026 dando um passo decisivo rumo à concretização de um de seus maiores sonhos institucionais: a construção da sede própria. A entidade já teve aprovado o projeto arquitetônico do novo espaço, que prevê a edificação de um galpão destinado às atividades coletivas na parte posterior do terreno e de um prédio com salas administrativas e de atendimentos na parte frontal.
Atualmente, o Instituto segue com a execução dos trâmites legais necessários para a construção, incluindo a solicitação de autorização junto ao COMAER. O imóvel onde será implantada a sede está localizado em uma área estratégica, no centro do Bairro Cidade Nova, entre a parte urbanizada e a região da Expansão 2, facilitando o acesso da comunidade atendida.
Um avanço importante ocorreu no dia 19 de dezembro, quando a Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso publicou o Decreto nº 1.639, que dispõe sobre o recebimento das obras de infraestrutura do Loteamento Cidade Nova - Expansão 2 e a liberação final dos lotes cauções, criando condições favoráveis para o desenvolvimento de novos empreendimentos nos imóveis da expansão.
O presidente do Instituto Roma, Carlos César, celebrou o momento:
"Este é um momento histórico para a entidade. Vamos continuar trabalhando para alcançar o objetivo de finalizar a obra ainda neste ano. Já contamos com uma parte dos recursos em caixa, oriundos dos projetos Juntos no Caminho do Bem 3 e Fortalecendo Vínculos, e, com dedicação e parcerias, buscaremos o restante dos recursos necessários para a conclusão da obra."
O novo espaço receberá o nome de Espaço Geraldo José Pereira, em homenagem ao pai do senhor Tales Caetano Alves Pereira, primeiro presidente da entidade, que faleceu no ano de 2023. A homenagem simboliza o reconhecimento à trajetória de dedicação, compromisso social e fortalecimento comunitário que marcam a história do Instituto Roma.